quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Palavra do Dia

Oralizar

Gracias a la vida que me deu um corpo que não permite engravidar.

Se tivesse filhos, os pobres seriam, aos 10, 20, 40 anos, completamente gugudadás. Quem me conhece, sabe que adoro falar à bebé. E os bebés devem achar que sou completamente parva ou, no mínimo, extra-terrestre.

Os pais do meu afilhado não são gente afectuosa. O Gonçalo, criança introvertida e sobredotada, teve, cedo, uma fala adulta e adequada. Ao fim de meia-hora de brincar comigo, ou nem tanto, já estava a linguarejar como a madrinha.

Como posso eu ensinar linguagem oral a quem quer que seja?

Gracias a la vida que me deu possibilidades de falar e de escutar – sou uma tagarela e, simultaneamente, uma ouvinte. Tornar oral as nossas emoções, sentimentos, sensações, ajuda, muitas vezes, a racionalizá-los. Partilhar e observar pode ser um caminho maravilhoso de (auto) conhecimento.

Utilizar a linguagem oral é também uma forma que herdámos dos nossos antepassados de passar estórias e história.

Oralizemos, então. De preferência com assertividade!

9 comentários:

Ponto de Interrogação disse...

Ó Bírgula, eu podia tufonar mas num tenho o númaro do Bart... :-)

Achas kele sassustoue ca genti?

Ponto de Interrogação disse...

Agora a propósito deste post e porque este blogue também é um canal de discussão - até entre nós - gostei deste teu post embora não concorde com algumas das tuas afirmações.

Sempre te disse, desde que te conheço, que tens o dom da palavra falada e escrita. E sim, és, entre outras coisas, uma ouvinte maravilhosa! E isto nada tem a ver com galhardetes. Sabes que não 'faço favores' a ninguém.

Mas prontes! Kia xó deixá ito regitado! Vês? Tamém falo à bebé e goto munto! Foste tu que me ensinaste! :-)

Vírgula disse...

Craro. Toda a gente se assusta connosco...

Tou sem telefone - resolvi apanhar a máquina do tempo e regressar aos primórdios. Adoro ser troféu de caça.

Sei lá...

Vírgula disse...

... pois, eu mesmo que tivesse o número não telefonava - não me apetece!

Ponto de Interrogação disse...

:-)))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))

Vírgula disse...

Poix... és outa páva!

Olha lá, já agora, qual é a legislação da maternidade?

Sim. Não estou para gastar o meu rico dinheirinho com trabalho. Apenas tlm. Vá, rápido que tenho mais que fazer!

Vírgula disse...

Prontes. A assobiar pró lado...

Lá vou eu gastar dinheiro.

Ponto de Interrogação disse...

Que rica forma de me dizeres que estás grávida...

É o Código do Trabalho - Lei7/2009. Vai aqui

Vírgula disse...

Gracias, Pepe, mi amor....