terça-feira, 10 de agosto de 2010

O medo da rejeição

Hoje estou um pouco dramática. Insuportááááável! Fico assim quando me sinto insegura. Quando me ponho a pensar na vida e nos meus percursos.

Esta coisa de, alguns de nós, temerem a rejeição, é terrível. Porque nos condiciona e porque, ao fazê-lo, contribui para condicionar o nosso estar com os outros.

Não sei onde reside a culpa - se nas baixas auto-estimas que imperam em muito boa gente, se na própria sociedade que nos impinge estereótipos de toda a espécie.

Vivermos no receio de ouvirmos, da parte de quem gostamos, a palavra 'Não', é obra difícil de digerir. Mas, e quando nós nos antecipamos de forma a não permitir a famigerada rejeição e, ainda assim, ouvimos algo como 'de facto, não'? É a rejeição de nós próprios, porque nos colocamos nas mãos dos outros, e a confirmação do poder que demos aos outros.

Que chatice! Estou ansiosa pelo dia em que me verei e direi a mim própria 'sim' e 'não'. Significará que, nesse dia, a vida e tudo o que lhe é implícito, são única e exclusivamente da minha inteira responsabilidade. O medo e tudo o que se arrasta com ele, desvanecer-se-ão.

Até lá, vou continuar à procura de mim própria...

40 comentários:

tereza disse...

?

Tenta ver o outro lado Quantas vezes os outros nos desiludem simplesmente porque os imaginámos nem melhores nem piores apenas diferentes Também podemos desiludir alguém se não somos a resposta para as suas carências ou os seus sonhos Mas e se nos fosse dada a possibilidade de nos transformarmos de forma a não desiludir A B ou C Será que o faríamos ? Eu penso que Não porque o mais importante é nunca deixarmos de ser nós próprios e isso também implica causar desilusões Uma ou outra vez na vida teremos a sorte de encontrar alguém que se apaixona por nós tal como somos Dito isto, minha querida, viva cada momento de suposta rejeição bem na vertical sinta-se insuportável faça umas quantas loucuras mas não se lamente por ser como é porque a pessoa que vc desiludiu e que por isso a rejeita nunca seria capaz de a fazer feliz e vc merece ser feliz Invista em vc mesma tal como é e sinta-se confortável com os seus defeitos naturais aqueles que fazem parte de si como o seu nariz ou os seus lábios mais ou menos belos, mais ou menos jovens O fogo é sempre belo Mantenha a sua chama acesa Não há regras para ser feliz Invente a sua Mas não esqueça que a felicidade a dois é uma coisa tão rara tão rara tão rara que pode nunca ser encontrada Não podemos ficar prisioneiros de uma ilusão Viver não é isso Viver é rejeitar e ser rejeitado Ser feliz apesar disso é uma arte que se aprende ou não

terezinha

isabel disse...

Eu queria ser sempre assim Terezinha, mas nem sempre consigo ~~

A rejeição traz sofrimento e como tudo o que dói, deve ser evitado :)

Isso faz com que nem sempre me arrisque a fazer certas coisas, ou a tomar certas atitudes ~~

E as oportunidades passam, e a vida continua no seu ritmo implacável e alheio ao nosso vacilar ~~

Ponto de Interrogação disse...

Terezinha,

Obrigada pelas tuas palavras. Esta coisa das palavras é maravilhosa mas não deixa de ser ambivalente. Por um lado, temos a capacidade de as proferir mas nem sempre a lucidez para as processarmos. Pensar e agir são coisas totalmente diferentes até porque há coisas que estão de tal forma enraizadas em nós que é difícil cortar as raízes podres... :) Obrigada!

Isabel,

Percebo-te - penso eu. Há coisas que, por menos que queiramos, nos ultrapassam. E quando nos damos conta que a vida nos passa ao lado é terrível.

Obrigada, uma vez mais, pela vossa presença e contributo para fazerem deste, uma espaço mais rico.

Abraço grande!

Vírgula disse...

Ponto...,

Já falámos tantas horas sobre este e outros temas que já sabes o que vou dizer, claro.

Alguns de nós damos, de facto, demasiado poder aos outros. Eles só nos magoam porque o permitimos. E isso tem muito a ver com carências e dependências afectivas.

Como sabes, a vida é, para mim, entre outras coisas, uma tentativa de libertação do outro.

Agora falo para a Isabel. Sim, é verdade. Também verificamos, com tristeza e revolta, que, por vezes, a vida nos passa ao lado, talvez por causa da nossa passividade e medos.

No entanto, quando sinto que surge a oportunidade de arriscar, faço-o sempre. Não consigo evitar.

Mil vezes morri, mil vezes sobrevivi.

Mas, agora, mudemos de carril. Quero que saibam que o Ponto... está a escrever com muita dificuldade. Eu, alma do blogue? Ela é louca. De branca de neve passou a esturricada e atirei-a em voo rasante para a unidade de cuidados intensivos do hospital de Ponta Delgada...

Haja paciência!

Bartolomeu disse...

Oh melhere... mas é importante, fundamental, fazer de vez em quando, o ponto de situação da nossa vidinha.
E quando o fazemos, ou porque somos demasiado auto-criticos, ou demasiado condescendentes com a nossa pessoa, a qual amamos incondicionalmente, encontramos sempre aspectos que nos causam alguma angústia, senão mesmo, desilusão, e acerca dos quais, juramos a nós próprios que não voltaremos a repetir.
Aqui entre nós que já somos uma tertúlia (eu pessoalmente preferia ser o dono da play boy, mas pronto... não se pode ter tudo). Aqui entre nós, dizia eu, antes de me ter saído a sorte grande, as repetições são quase inevitáveis. Quando não vamos pelo passeio da esquerda, vamos pelo da direita, mas acabamos por ir bater sempre ao mesmo número de porta. Por vezes, conseguimos não entrar, é certo. Mas na verdade, tocámos a campaínha!
;))))
Um beijão miúda e... respira fundo, ergue os ombros, olha em frente e não deixes de colocar um pé à frente do outro, diz quem sabe, que o caminho só se faz... caminhando.
;)))

Ponto de Interrogação disse...

Querida Vírgula,

Obrigada pelas tuas palavras. Espero que continuemos a dissertar sobre elas...

O que disse foi uma constatação e, por isso, mantenho!

Bart,

Obrigada também pelas tuas palavras. Sou canicha... Inda tenho muito que aprender e levar :)

Neste momento, não consigo dizer mais nada porque ando às voltas com o meu portátil e já estou tão desesperada, mas tão desesperada que estou quase, quase, quase a transcrever o dicionário de calão na íntegra...

Jitos e abracitos pa todos!

isabel disse...

Bart,

eu estou a tentar erguer-me l i t e r a l m e n t e para um dia de trabalho em tempo de férias ~~ com pouquíssimas horas de sono, enfim ~~

Obrigada pela dica: um pé à frente do outro :) até ao botão do ar condicionado nem custa, o pior é depois quando o ambiente começa a arrefecer e as ideias também :))

Ah e olha mesmo q'houvesse, eu não queria ser dona da Play Girl ;) nem da Play Boy, mas um dia destes dei comigo a comprar aquela em que vinha a Prof. de Mirandela, e fiquei admirada com a Revista- no seu todo ~~

Mas gostava mais de poder trabalhar diariamente com gente que tivesse um potencial interior igual ao potencial exterior de uma playmate ~~

E agora vou que o dever chama ~~

isabel disse...

Bart,

eu estou a tentar erguer-me l i t e r a l m e n t e para um dia de trabalho em tempo de férias ~~ com pouquíssimas horas de sono, enfim ~~

Obrigada pela dica: um pé à frente do outro :) até ao botão do ar condicionado nem custa, o pior é depois quando o ambiente começa a arrefecer e as ideias também :))

Ah e olha mesmo q'houvesse, eu não queria ser dona da Play Girl ;) nem da Play Boy, mas um dia destes dei comigo a comprar aquela em que vinha a Prof. de Mirandela, e fiquei admirada com a Revista- no seu todo ~~

Mas gostava mais de poder trabalhar diariamente com gente que tivesse um potencial interior igual ao potencial exterior de uma playmate ~~

E agora vou que o dever chama ~~

Bartolomeu disse...

É o dever que te chama, ou ... és tu que andas a ouvir vozes, Isabel???
;))))
Vai sim, mocinha, até porque... o trabalho dignifica a mulher, já no que ao homem diz respeito... é melhor não!
;)))))

Vírgula disse...

Bart,

Achas que dá para generalizar? Amamo-nos incondicionalmente?

Sim, tenho argumentos que contrariam a afirmação :-)))

isabel disse...

,

Bart ,

o que entendem por amor inconcional ? sabem ? :)

eu só amo incondicionalmente o que vale a pena :) em mim, e nos outros;

na paixão é diferente, porque são todas eternas e incondicionais enquanto duram ~~

Bartolomeu disse...

Quando escrevi amor incondicional, referia-me à nossa pessoa, não a amor por terceira pessoa...
topam?

isabel disse...

As vantagens e as desvantagens de nos amarmos incondicionalmente, pois ~~ não sei !

Eu como já disse, só amo incondicionalmente o que vale a pena, em mim e nos outros!

E isto é amar condicionalmente :))

isabel disse...

será ?

Bartolomeu disse...

Lembras-me uma amiga, que costuma dizer: eu, condicionador, só nos cabelos!
;)))))

Vírgula disse...

Bartolomeu,

Eu topei. Por isso, perguntei se achas que toda a gente se ama A SI PRÓPRIA incondicionalmente.

Vírgula disse...

Isabel,

Para mim, amar incondicionalmente é não esperar nada em troca, é aceitar e gostar independentemente do que nos é dado e da forma como somos amados.

Não, não acredito no amor incondicional.

E provavelmente vou dizer uma bestialidade já que não sou mãe. Nem o amor pelos filhos acho que seja incondicional - de uma maneira geral. Há excepções à regra, claro.

Ponto de Interrogação disse...

Vírgula da minha vida :)

Como (quase) sempre, estou em consonância contigo pelo que, relativamente a estes teus comentários, não podia estar mais de acordo.

Tenho dito!

P.S.: E essa coisa do amor incondicional por nós próprios também me está a fazer alguma confusão... Ó Bartolomeu, explica-te lá melhor, sim?

Vírgula disse...

Ponto...,

Estamos a falar sozinhas.

Parece que o Bartolomeu foi ajudar a Isabel na loja e depois vai dar um pulinho ao hiate do amigo da Fonte da Talha...

Ponto de Interrogação disse...

E fazer um bailinho e bater palmas ca malta...

isabel disse...

Já estou no posto, mas o dever atrasou-se - mais uma vez :)

Dizem que o amor é cego, e eu acredito! Mas por quanto tempo ? :)

Se amamos perdoamos tudo! se não amamos, não deixamos passar nada :))

Talvez nesse sentido se possa dizer que é incondicional ~~

Ou então o segredo da coisa pode estar nos pratos da balança; pode acontecer que uma pessoa seja perfeita numas coisas e nem tanto noutras!

Amamos o todo pela parte ! Ou a parte pelo todo ? :)

Vírgula disse...

Que engraçado. Pareço o advogado do diabo.

Acho que a paixão é cega, o amor não.

Perdoamos tudo? Olha que, se calhar, não. Podemos conseguir gerir e parecer perdão e esquecimento. Mas - digo eu - as mágoas, ao acumularem-se, por vezes vão afastando o amor e, há casos, em que, no final, já nem se precisa de fazer o luto. Está feito.

Portanto, continuo a considerar que não há amor incondicional...

Qualidades e defeitos todos temos, sim. Quando amo, amo determinadas características, enquanto outras possa não gostar. Aceitá-las faz parte do processo. Portanto, eu diria que amamos o todo pelo todo. Se houver percalços, digamos assim, começam as mágoas e aí por diante...

Bartolomeu disse...

Pois não, o ser humano não precisa de amor incondicional para nada.
O ser humano, precisa de amar e sentir que é amado.
Essa cena da fidelidade é uma figura de estilo criada pela insegurança de cada um, relativa sobretudo a si mesma.
É mais ou menos como quando falta a água mais de meia hora seguida e agente começa a ficar com bichos-carapinteiros e a telefonar para os vizinhos , a perguntar se tb lhes falta a água, e para a EPAL, a perguntar quando é que volta a haver água e a mandar vir com eles, argumentando que tem o jantar para fazer e os banhos e o caráxas... que sem água, não dá e que se a água não vier rápidamente, o mundo acaba-se e mais não sei o quê e blau, blau, blau, pardais ao ninho.
Afinal... se um amor terminar, acaba-se mais alguma coisa para além desse amor que acabou?
Hmmm?
por acaso os alicerces do mundo começam a desmoronar-se?
hmmm?
não existem por esse mundo fora, outros amores?
Hmmm?
Olha perixemplos eu, que sou um amor!
Já me tinhas dito, Bartolomeu!

Vírgula disse...

Estou de saída mas quando vi o teu comentário dei-me mais uns minutos.

"... essa cena da fidelidade é uma figura de estilo...?". Depois dás exemplos. Diz-me: estás a referir-te à insegurança em relação ao outro ou ao facto de uma pessoa poder andar com várias outras, mesmo tendo companheiro?

Não sou um ser universal. Por isso, considero que, se um amor terminar, podem acabar mais coisas em nós.

Lerei a tua resposta amanhã ou nem por isso?

Bartolomeu disse...

Lerás, claro que sim.
Até amanhã e vive em paz com a pessoa que mais te merece nesta vida... Tu!

Anónimo disse...

Ponto:
Ao falares de rejeição doi-me o coração, pois não vislumbro quem possa tê-lo feito. É verdade que já há alguns dias que me pareces alheada e pensativa como se carregasses contigo um grande fardo. De facto é dificil lidar-se com a rejeição. Falo por experiência. Já por diversas vezes fui rejeitada e por ti, precisamente. Nunca me queixei e agora ao ler os teus comentários lamento que não partilhes tb comigo essa dor. Ou calculas que não sei entender? Todos os comentários que li,são comentários de pessoas que não conheces pessoalmente (excepto a Virgula), mas todos são de ajuda e compreensão.É de facto mais fácil falarmos escrevendo e para amigos virtuais. Mas e eu? Tambem sou uma amiga virtual? Será que a constatação de rejeição está mesmo certa? Quando começas a confiar em ti própria? Quando é que rejeitas os teus medos?
AMO-TE INCONDICIONALMENTE!

isabel disse...

E então? Há ou não há amor incondicional ?

Eu sou levada a concordar com a Vírgula quando diz : « Qualidades e defeitos todos temos, sim. Quando amo, amo determinadas características, enquanto outras possa não gostar. Aceitá-las faz parte do processo. Portanto, eu diria que amamos o todo pelo todo. Se houver percalços, digamos assim, começam as mágoas e aí por diante...»

e ainda: « as mágoas, ao acumularem-se, por vezes vão afastando o amor e, há casos, em que, no final, já nem se precisa de fazer o luto. Está feito.»

Quando um amor começa a carregar muito de resignação, não sei se ainda estaremos a falar de amor ao outro ~~

há quem fique, não por amor ao outro, mas a si mesmo e só a si mesmo ~~

ou então, por falta de alternativa :) sobretudo quando não se vêem a viver sozinhos ~~

mas quem pode adivinhar o que se passa nos bastidores de uma alma ? :) e quantos quereriam saber a verdade ?

INTIMIDADEINTIMIDADEINTIMIDADEINTIMIDADE pode ser o antídoto, contra o veneno da hipocrisia! O AMOR tem que SER INTIMIDADE ! é isto que nos faz transparentes aos olhos do outro e aos nossos próprios olhos ~~

isabel disse...

Bart,

a cena da falta d'água é hilariante :))

pedacinhos de escrita assim, não têm preço :)

sinto-me em dívida :) mas jamais poderia retribuir a esse nível ~~

fica a intenção :))

tereza disse...

olha isabel pode não haver O amor incondicional, mas eu sei o que é sentir um amor incondicional porque o sinto aqui bem dentro de mim Quando alguém nos enche as medidas não há como evitar É como se a vontade de amar o outro seja tão grande que chega para suprir qualquer eventual falha Só de pensar nele ou nela vc já vai tendo um acho que posso dizer já passa da meia-noite rsrsr bem vcs sabem É de tal maneira forte que o sentimento de posse se dilui vc só quer vê-lo feliz ainda que isso possa significar partilhá-lo Eu sei que não é fácil de entender o que eu estou a dizer eu própria tive essa dificuldade até me acontecer Li há pouco que um de vós falava que era quando não se espera nada em troca e eu nã podia estar mais em desaccordo No amor incondicional o outro com a sua existência tão especial tão genial tão generosa tão eficaz rsrs já te deu tanto mas tanto que não precisa te dar muito mais do que isso É nestes casos que eu acredito que o tal do ponto G fica situado sobretudo no cérebro Mesmo sem qualquer contacto físico vc pensa nele e é o delírio Só quem nunca sentiu isto e ainda que só por uma vez na vida pode dizer que não há amor incondicional Ele existe sim E muda radicalmente a nossa vida e a nossa forma de olhar o mundo e os outros Quando alguém supera todas mas mesmo todas as expectativas simplesmente merece o melhor de nós se depois nós decobrimos que também é humano como nós aí basta olhar para as nossas próprias fraquezas e e fazer das outras nossas também É o tipo de sentimento que a morte não vence e a prova de que a vida pode ser só um bom começo rsrsrs

tereza disse...

incondicional é aquele amor que um dia nos faz perceber que todas as vezes em que dissemos i love you estavamos a mentir porque não sabíamos o que era amar http://www.youtube.com/watch?v=3EhTbqlsnz8

Ponto de Interrogação disse...

Anónimo,

Primeiro: quando coloco um post no blogue faço-o porque é esse o meu estado de espírito do momento. No entanto, não quer dizer que o que escrevo tenha acontecido naquele momento. Sou muito reflexiva e introspectiva e, por isso, estou sempre a questionar-me sobre (quase) tudo. Quando o passo para o papel é porque me sinto com vontade de exteriorizar essas questões. Isto não quer dizer, no entanto, que esteja à procura de respostas, muito menos junto de outras pessoas.

Segundo: relativamente à rejeição de que foste alvo por mim, como dizes, e é natural que isso tenha acontecido o que não posso deixar de lamentar porque, como dizes, é muito difícil lidar com isso, também eu o fui e, entre muitas outras pessoas, por ti. É algo que é inevitável. Não conseguimos controlar precisamente porque, todos nós, em muitas ou algumas circunstâncias da vida, acabamos sempre por entrar em expectativa em relação ao(s) outro(s). Daí esta imensa polémica do amor incondicional.

Terceiro: É para mim que escrevo. E não pretendo fazer deste um espaço de exposição pessoal. Se assim fosse, identificar-me-ia e tornaria os posts muito mais pessoais. É óbvio que escrevo sobre o meu estado de espírito, as minhas dissertações interiores ou as minhas opiniões, mas, e como já disse, porque me apetece verbalizá-lo. O facto de agora termos mais leitores, faz com que seja interessante ver o que cada um tem a dizer a respeito de determinado assunto. Mas não sobre mim!

Começarei a confiar em mim própria quando tiver de ser. Os meus medos não posso rejeitá-los. Apenas enfrentá-los e superá-los. Rejeitá-los não faz com que eles desapareçam.

E sim… Também te amo, mas não me acho capaz de amar, quem quer que seja, incondicionalmente porque, nesta onda de vida, ainda não sou capaz de não esperar nada em troca.

Por alguma razão o meu pseudónimo é Ponto de Interrogação: estou sempre a questionar a vida – só isso!

Beijinhos e abraços aos molhitos!

Ponto de Interrogação disse...

Terezinha,

Cheia de sentido de humor, hein? Não é amor. É HUMOR! ;)

Ainda está no ar uma questão fundamental que foi o Bartolomeu que colocou e, até agora, só tem fugido com o rabo à seringa: o que é, afinal, essa história de amor incondicional por nós próprios? Não é pelos outros, mas sim por nós o que, de certa forma, poderá estar relacionado. Gostava de saber o conceito.

isabel disse...

?

bom dia :)

eu também gostava de saber :) de que conceito andas à procura ~~

só posso falar pela minha própria experiência ~~

sinto-me com sorte pela paciência que tenho para comigo mesma :) por gostar de mim como sou ~~

por encontrar sempre uma boa razão para os meus erros ~~

por ter a capacidade de encontrar sempre um bom motivo para recomeçar ~~

por conseguir ser feliz com as coisas mais simples da vida ~~

quando penso nisto acho que me amo incondicionalmente :) acho! só acho!

Ponto de Interrogação disse...

Boooooom diaaaaaa, alegria! :-)

Muito bem. Agora só estou curiosa por saber qual o conceito da versão masculina... ;-)

isabel disse...

yeah :))

isabel disse...

?

hmn hoje o Bart não aparece :( ainda deve estar no hiato da Fonte da Talha às voltas com o gps ~~

já viste este vídeo ?http://www.youtube.com/watch?v=hgbcZcnNBtE

até apetece dizer i wanna hold your hand :)

http://www.youtube.com/watch?v=a_csEEI4PFE

e a , ?

fiquei preocupada com ela ~~

Ponto de Interrogação disse...

Pois é verdade... Ou então está à espera da boleia de algum cacilheiro... :)

Pois num sei se vi e aqui não tenho acesso ao youtube :( Só vou conseguir ver quando o meu portátil estiver a funcionar o que começa a parecer-me um objectivo dificílimo de alcançar mas, acreditem, eu vou conseguir!

A nossa querida Vírgula está bem! Num te preocupes, a sério. Quando o trabalho aperta é mais difícil acompanhar o ritmo mas assim que ela puder aparece.

Beijocas!

Ponto de Interrogação disse...

Isabel,

O Bart deve estar zangado connosco...

isabel disse...

?

ou trocou a fonte da talha pela fonte da telha ~~ eu fazia o mesmo :)

tereza disse...

?

nem é humor nem é ironia é mesmo assim que o sinto rsrsrs