sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Palavra do dia

Bufeira

Esta palavra de hoje não deixa de ter uma associação engraçada. Lembrei-me das gentes que por aí andam e cuja soberba as faz esquecer a própria sombra e confundir o ter-se orgulho com o ser-se orgulhoso.

Aquelas pessoas que, por exemplo, adoram atirar teorias e conceitos filosóficos maravilhosos para o ar, em jeito de sedução, mas que, depois de questionadas, não têm nem sabem como sustentá-los.

Há quem goste e precise muito de dar sentido e significado às coisas. Por outro lado, há quem ande por aí apenas e só a encher chouriços.

Não deixa de ser engraçado:

'- Ó bufeira, vai mas é encher chouriços!'

13 comentários:

Bartolomeu disse...

Esse sou eu!!!
Um bufeiro!!!
;)))

Ponto de Interrogação disse...

Ai és? Atão pruquiê?

isabel disse...

?

esta foi forte :)

retrata porém na perfeição uma atitude em relação ao outro, que não fica nada a dever à " bufice " ;)

muitas vezes as pessoas inteligentes quando questionadas fazem-se de tolas tontas ou burras ;)

tão simplesmente, porque quem as questiona não tem condições para atingir metade do que elas dizem ou defendem ~~

e isso não é necessariamente uma questão de mais ou menos bagagem intelectual ~~

a simples diferença de experiências de vida pode ser a explicação ~~

de resto quem lança mão de um conceito filosófico para seduzir, já não se pode considerar um chouriço do pior ;) :))

Bartolomeu disse...

porque sou afectado pela soberba e pelo orgulho e atiro conceitos filosóficos ao ar, sem que depois os consiga apanhar... em suma, sou um enchedor de chouriços... ou seja... um chouriço que enche chouriços!
;)))
Bela metáfora!

Bartolomeu disse...

heheheh!!!
bem esgalhado, Zabelinha!
a simples diferença de «experiências de vida pode ser a explicação»
vê-se que és uma mocinha que não se deixa enganar com facilidade, porque tens o cuidado de olhar aquilo que te rodeia e de lhe perceber o âmago.
Wonderfulll!!!

isabel disse...

Bart,

não exageres ~~ sou uma mocinha supernormal :))

agora vou que tenho um almoço de família, e só por isso é que nã te convido ~~ ias apanhar seca ;)

amei este bocadinho :)

Ponto de Interrogação disse...

Zabel,

Pois não sei se percebi muito bem.

O que eu acho ou diz a minha experiência de vida :) é que quem tem capacidade para perceber que os outros não conseguem atingir metade do que se lhes diz, nem lança o isco.

É óbvio que prefiro ser seduzida por conceitos filosóficos. Mas preferia não ser desiludida com a falta de prática ou de procura dos mesmos por parte de quem os veicula.

Bart,

Se há coisa em que não acredito, de maneira nenhuma, é que não consigas apanhar conceitos filosóficos. Observador como és, não me parece. Mas isto diz-me, claro, a minha parca experiência de vida. :)

Ponto de Interrogação disse...

Bom almocito!

;)

Bartolomeu disse...

;)))

isabel disse...

?

sem dúvida! acontece que nem sempre é fácil perceber a ignorância no outro; o típ(ic)o d'ignorância sob disfarce :))

e óhspois também os há que mesmo não sendo chamados para coisa nenhuma, se põem a jeito, para questionar; a típica da esperteza saloia :))

,

que sabemos nós dos outros, para podermos dizer se aplicam ou não, se buscam ou não, os conceitos que veiculam? isso exige um conhecimento do outro que nem ele próprio pode ter de si mesmo :)))

eu que não acredito assim tanto nas pessoas, evito-me :)) de as julgar ~~

e não me rio mais delas, do que rio de mim mesma :))

mas devo confessar que se aparece alguém que se distingue pela positiva vivo momentos de verdadeiro deslumbramento :))

Ponto de Interrogação disse...

Zabelita,

Andámos a comer medronhos? Brrrrr!!!

Num sei se te enganaste mas, pelo que me pareceu, a Vírgula não 'pôs os pés' neste post - por falta de tempo, keu sei :)

Por isso presumo que a tua última resposta é, toda ela, dirigida a mim.

De qualquer forma, queria só esclarecer que, se assim o dei a entender, não o fiz nem pretendia fazer, ou seja, entrar em juízos de valor. Costuma dizer-se que o 'povo' tem sempre razão e, por alguma razão, dizem os ditados: 'bem prega Frei Tomás' e 'faz o que eu digo e não faças o que eu faço'.

Julgo não ter julgado ninguém (a redundância é propositada :))

Limitei-me, apenas, à minha parca experiência de vida.

Agora me vou. Depois respondo aos outros comentários, pruke estou mesmo, mesmo, mesmo, de fugida.

Jitos!

isabel disse...

?

Tens toda a razão, não foi a , que disse :(

Este é um velho problema sempre actual :) a discussão que não tem por base um caso concreto - ainda que inventado - pode durar para sempre ~~ com toda a gente a gritar que tem razão, tendo-a!!! :))

E até o obviamente duvidoso : " olha para o que eu digo não olhes para o que eu faço "
pode ser defensável :)
não são padres os que nos mandam casar e ter filhos ? ;) :))

?

mas eu entendo! alguém te desiludiu a pregar conceitos que são só para os outros ~~ se não podes fazer nada para mudar isso,
problema sem solução, resolvido está ;))

Os medronhos são para comer ? eu pensei que eram só para fazer aguardente :))

Ponto de Interrogação disse...

Os medronhos também são para comer e, se abusares, podes apanhar uma grandecíssima de uma bebedeira!!! :)