sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Palavra do Dia

Úraco

Esteticamente horrível, é um dos pesadelos das grávidas – dizem: úraco, parte superior estreitada da alantoideia que se dirige para o umbigo. No embrião humano transforma-se precocemente num cordão fibroso que se estende como ligamento da bexiga ao umbigo. Excepcionalmente, o cordão pode manter-se permeável, escorrendo a urina pelo umbigo, ou forma dilatações quísticas no seu trajecto.

As futuras mães, quando se encontram, costumam perguntar: “Querida, qual é o tamanho do teu úraco?”.

Que canseira, bolas. Até amanhã, sim?

19 comentários:

Ponto de Interrogação disse...

Mas que grande trabalho de investigação! Durante o próximo mês não quero aprender mais nada que é para conseguir absorver isto tudo...

Agora fiquei com uma dúvida muito duvidosa: será que és médica? :-)

Gostei!

Bartolomeu disse...

Quando engravidei...
(isto hoje começa bem, começa, começa) ;)))
Quando engravidei, dizia eu, lá em cima, espantei os meus colegas de emprego, quando um dia... estaria no meu 4º mês de gestação, me encontraram na casa de banho masculina, em frente ao urinol, a fazer pelo umbigo.
Digo que os espantei, porque o meu jacto, conseguia ser mais forte e em maior quantidade , que o deles.
Depois de ultrapassarem o espanto inicial, pediam-me constantemente, que lhes mostrasse o úraco, alguns, chegaram a estabelecer apostas, acerca da distância máxima que conseguiria atinjir.
A minha melhor marca, foi aos 7 meses e meio, depois de emborcar uma grade de "jecas", consegui urinar ininterruptamente, durante 45 minutos, a uma distância de 3 metros e meio.
Ai filhas... mas nem queiram saber, fiquei com o úraco todo inflamadinho!!!

Ponto de Interrogação disse...

:-))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))

rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrs

Ai kinté me dói o (b)úraco do imbigue de tanto me rir...

Bartolomeu disse...

;))))
Ris-te porque nunca tiveste o úraco inflamado!!!
É coisa para dar umas dores do... úcaro!!!
;)))

Vírgula disse...

Ponto...
Já comentas os meus posts? Sexta-feira. Dia de fazer nenhum. Neurónios em descanso e depois é o que dá.
Que raio de pergunta é essa? Atão não sabes que sou jardineira da câmara de Oeiras? Não era eu que regava o bigode do Isaltino?

Vírgula disse...

Bartóla,
Menino ou menina?
Não posso deixar de dizer que essas dores foram muito oportunas. Grade de 'jecas' numa gravidez? E o piqueno, lá nas águas amnióticas, a soluçar e a pedir lume ao candeeiro, claro...
Mãe desnaturada...

Bartolomeu disse...

Olha, jardineira da câmbra dóeiras é qué um ganda emprego... eróqueucria, prándar ca mangueira na mão o dia todo... a regar.

Bartolomeu disse...

Nem menino...nem menina, é hibrido... efeitos da frementação exgerada da cevada...

Bartolomeu disse...

mas a coisa resolve-se com a implantação de uma "farfalota pimpinela, um palmo abaixo do úraco.

Ponto de Interrogação disse...

Jardineira da Câmara de Oeiras? Andaste a regar o bigode farfalhudo do Isaltino?

Ah! Já malembro... Foi daquela vez em que querias um trabalho temporário. Quanto tempo foi? 5 segundos, né?

Vírgula disse...

Por ordem:
Não és adepto da boa vida? Agora já queres emprego. Bom, se estiveres p'raí virado peço uma cunha ao Tio Tino...

Cevada? Pois. Agriculturas, né?

Quêêêêêeeeeee?

Ponto de Interrogação disse...

Fui...

Bom fim-de-semana e advirtam-se!

isabel disse...

Já entrei e saí várias vezes, sem saber o que dizer...

eu sei que não é muito importante saber quem é homem e quem é mulher, mas um ser híbrido faz-me confusão :))

que ressaca a minha ~~

isabel disse...

O úcaro é a prova de que podemos viver perfeitamente bem, sem nunca ter ouvido falar de algo que faz ou já fez parte de nós :)

já estive grávida várias vezes, e tudo isto é novo para mim :)

mas gostei muito da explicação e faz todo o sentido~~

Obrigada, Vírgula! Ainda bem que não foi despedida :)

isabel disse...

úraco e não úcaro que é uma planta e rima com púcaro ~~

Ponto de Interrogação disse...

:) adoro a tua inspiração e sentido de humor, Isabel.

Bom descanso para todos!

Abraço grandalhão!!!

isabel disse...

:)

uauu nunca ninguém me disse uma coisa assim :))

Ponto de Interrogação disse...

Nããããããããoooo?????????

Pois... Há gente muito distraída. Mas é esta a minha opinião. É, também por isso, e não querendo nós, de maneira nenhuma tornar este um espaço elitista, k a melhor coisa k nos pode acontecer é continuarmos a contar com as vossas ricas presenças e contributos. :-)
fiquem muito bem.

Outro abraço!

isabel disse...

pois não não, ouvi de tudo, mas de inspiração e sentido de humor nem uma plavrinha :)


E este cantinho, elitista ? :) pelos meus comentários, não o será nunca :))

Desta vez fui eu a ficar com dores de rir no "imbigue" ~~