terça-feira, 10 de agosto de 2010

Palavra do Dia

Yen

Quando no dia 2 de Março, à 1:58H, num ano qualquer da graça do Senhor, a minha cabeça saiu para o mundo entrei directamente numa infelicidade crónica. Percebi, de imediato, que eu, logo eu que tanto gosto de palavras, tinha nascido no país com o léxico mais pobre que existe.

Prova disso são as "palavras do dia". Como já se esvaíram as possibilidades, recorrem a palavras anglo-saxónicas, japonesas e vamos ver mais o quê.

A de hoje é francamente difícil e ainda bem que temos possibilidades de a explicar.

Em luso, escreve-se iéne e é a moeda do Japão. Hélàs!


12 comentários:

Bartolomeu disse...

Ah pois... acreditaste na marca... deixaste-te iludir pelo marketing...
Pois... então volta a ler o guião e vê lá se não saltaste uma deixa.

Vírgula disse...

O quêêêeeee? Na pecebi.

isabel disse...

voltei mas ainda não almocei :) do que é que se fala aqui ? de alguma coisa que se coma ? :)

Bartolomeu disse...

A única "coisa" comestível, que restou do almoço, são umas costoletas de Bartolomeu... perdão.. de Borrego, recheadas com ameixas...
malvado calor!!!

isabel disse...

ui o que eu gosto de ameixas em carne assada :)

com borrego nunca experimentei ~~

és um querido Bart, aceitava com todo o gosto ~~

mas o almoço está quase pronto! ontem ninguém dormiu cá em casa, e hoje parecemos uns zombies ~~

Bartolomeu disse...

e se for uma carne mais sucolenta, podes substituir as ameixas por tâmaras... descaroçadas, para evitar acidentes de "engasganço"!
:))))))

isabel disse...

Tenho pouca experiência com as tâmaras ~~ fiz uma ou outra vez com bacon e penso que um gelado e também umas peras recheadas com pinhões e tâmaras no forno com vinho do porto, e não necessariamente por essa ordem :)mas fiquei por aí ~~

está um calor que só apetece entrar uma cascata gelada ~~

isabel disse...

A propósito do post da palavra do dia, pena não ter dado yin :)

havia muito mais por onde divagar ~~

diz-nos a sabedoria wiki :)

que yin-yang são opostos e estão implícitos em toda e qualquer manifestação:

« Yang: o princípio ativo, diurno, luminoso, quente, masculino
Yin: o princípio passivo, noturno, escuro, frio, feminino »

Acho que ia gostar de aprofundar isto melhor, o pior é o tempo que não chega p'ra tudo ~~

tereza disse...

novo post no murcon, parece que vamos ter outra vez o Professor na caixinha mágica e será que alguém aqui se lembra do Sexualidades ? eu acho que nunca vi nenhum e tenho pena nem sei em que ano foi Agora fico curiosa para saber o que vai mudar n' O Amor é...

Ponto de Interrogação disse...

Olá Tereza! Já tínhamos saudades tuas! :-)

Muito obrigada pela informação. Já lá fui e coloquei um comentário.

Ah! E já agora aproveito para deixar beijinhos e abraços para todos! Hoje precisei de silêncio. A alma deste blogue é a Vírgula, mas não lhe digam nada que ela não sabe. Eu vou esvoaçando...

Obrigada pela vossa presença constante, animadora, motivadora e generosa. Vocês são bué fixes e eu curto-vos bué! :-)

isabel disse...

:)

? anime-se ! rir ajuda !

Já reparou na origem da palavra do dia d'hoje ? :))

É deliciosa ~~

Ponto de Interrogação disse...

:)

Pois é... E por acaso vinha mesmo a calhar uma bela duma zerbada... ;)