sexta-feira, 30 de abril de 2010

Filha de Eva

Sei lá. Estava a almoçar, e vá-se lá saber porquê, lembrei-me do Mark Twain. Há razão? Claro que não. Contemporâneos ou não, existem p’raí marcianos que, num ápice, nos aumentam a temperatura. O que não é o caso do já dito, morto e enterrado.

Não é que interesse. Bom, pelo menos a mim não me interessa. Aplica-se-me o adágio de “quem feio ama, bonito lhe parece”.

Não sei. É aquela coisa… Cabeça que não pára. Tenho sido invadida por artigos, livros, conversas sobre a diferença entre homens e mulheres.

Estranho, de facto.

Pergunto: será que os especialistas conhecem o que, até agora, tenho percebido que é tão comummente desconhecido? Essa obra genial, “Excertos dos diários de Adão e Eva”? Está lá tanta coisa, tanto conhecimento, tanto entendimento, menos a receita para os desencantos. Mas, essa, também os peritos não no-la dão.

Só se fossemos seres integralmente racionais e nem cheirássemos emoções.

Importa saber que a discrepância tem causas genéticas? Quem tem mais ou menos neurónios? Que homens são descomplicados e que, para eles, quase tudo é sexo e que mulheres são complexas e amam de maneira diferente?

“Excertos…”. História do primeiro encontro da essência masculina e feminina. História da estranheza do outro. História do primeiro amor do mundo.

Adão, acomodado, ocioso, começa por ter uma imensa raiva daquele novo ser, tão diferente dele. Em vários domingos, apenas escreve: “Sobrevivi.”

Descansa e prefere ver Eva quieta e calada: "Seria um espectáculo repousante (...) até poderia sentir prazer em olhar para ela."

Eva, espontânea, menina, entusiasta, alegre e deslumbrada, não pára. Quer conhecer o que a rodeia, entender, dar sentido e significado às coisas, melhorar e embelezar o cenário em que vive.

Quem, filhas de Eva, não se revê?

É a primeira a ceder: "Não é pela esperteza que o amo, não é de certeza. (...) Ele é autodidacta e até conhece uma série de coisas ainda que elas não sejam como ele as vê (...) Se ele fosse dor, eu amá-lo-ia. Se ele fosse um destroço, eu amá-lo-ia (...) creio que o amo simplesmente porque ele é meu e é masculino." Predestinação feminina. “Eu amo-o com toda a força da minha natureza apaixonada e isto, creio, é próprio da minha juventude e do meu sexo”.

Não abandona o Paraíso por tentação. Apenas, e só, porque vê o seu Adão triste e desmotivado. Quer redimi-lo. Pretende oferecer-lhe a felicidade – talvez fora dos horizontes daquelas paragens.

Quem, filhas de Eva, não se revê?

Adão enviúva e a história de amor termina com um belíssimo epitáfio para a sua mulher: “Onde quer que ela estivesse era o Éden”.

Esquecera, há muito, o que sentira, pensara e escrevera: “Este novo ser de cabelo longo é um valente empecilho.”

5 comentários:

Anónimo disse...

Maravilhoso! Não tenho palavras a não ser que gostava muito de encontrar a minha Eva...

Obrigado!

Vírgula disse...

Caro Anónimo,
Muito obrigada pelo seu comentário!
Desejo muito que encontre a sua Eva. Elas andam por aí... A vida surpreendê-lo-á certamente!
Abraço e até sempre!

Bartolomeu disse...

"O intrincado mundo de Eva"
;))))

Vírgula disse...

Ahah... Ou o (des)intrincado mundo de Adão? Hein?

Obrigada e um abraço.

Anónimo disse...

greetings reticencis.blogspot.com blogger discovered your website via yahoo but it was hard to find and I see you could have more visitors because there are not so many comments yet. I have discovered website which offer to dramatically increase traffic to your site http://mass-backlinks.com they claim they managed to get close to 4000 visitors/day using their services you could also get lot more targeted traffic from search engines as you have now. I used their services and got significantly more visitors to my site. Hope this helps :) They offer most cost effective services to increase website traffic at this website http://mass-backlinks.com