domingo, 4 de abril de 2010

Eu tenho uma Amiga...



Eu tenho uma Amiga que, entre pontos e vírgulas, faz de cada parágrafo da vida uma exclamação! Assim - tal e qual.
Eu tenho uma Amiga que, entre outros, nasceu com o dom da palavra escrita, falada, sussurrada, silenciada e ouvida.
Eu tenho uma Amiga que, por mais adjectivos ou parábolas que encontremos, é difícil de definir. Aliás, tudo o que é inédito, único e especial, é difícil de definir.
É tudo menos uma pessoa reticente. As pontuações são, de facto, com ela. Fazem parte da sua essência. Se pudesse defini-la em termos literários, diria que é uma obra-prima da literatura. Na verdade, seria, literariamente falando, uma obra de um só exemplar, com um misto de fábula, romance, drama, comédia e poesia, e é isso que a torna tão especial.
É um ser cuja leitura nos aproxima de nós - dos que sabem ler, claro!, mas também interpretar. Há quem não tenha sensibilidade, o que - tenho vindo a perceber - é algo cada vez mais patente hoje em dia. O analfabetismo, emotivo e humano, impera.
Eu tenho uma Amiga... Alguém cuja existência faz, de si própria, um dicionário de sinónimos com definições que reproduzem, eficaz e fielmente e num toque quase poético, características como a generosidade, a transparência, a sensibilidade, a amizade, o amor, a ternura e doçura, a coragem, força e determinação e, entre outras e mais importante, a dimensão humana - essa capacidade inexoravelmente rara de estarmos mais próximos do ser que Deus criou à Sua imagem. Benditos os que a VÊEM. Pobres dos que a deixam passar ao lado.
Eu tenho uma Amiga... Que não é nada de especial a não ser a confiança que deposito num ser humano. Com virtudes e defeitos - graças a Deus! Mas existe. E essa é uma verdade incomensurável que me faz acreditar no melhor que cada um de nós pode ser. É por isso que escrevo hoje e aqui. Porque ao conhecê-la me permiti conhecer - o pior mas também o melhor de mim. Não fosse a honestidade dela e continuaria, eventualmente, dentro de mim própria mas longe da pessoa que descobri ser e que quero ser.
Eu tenho uma Vírgula na minha vida que mudou o sentido da minha existência. Ajudou-me a equilibrar e a encontrar-me. Eu tenho uma Vírgula na minha vida que está sempre presente. É, por isso, a minha melhor Amiga. A minha Amiga! Obrigada por existires!

Sem comentários: