quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Palavra do Dia

Alamar e Bonete

As mãos baralhavam-se acompanhando imprecações.

- Oh Mimi Vánessa, por favor... Trago-te eu p'ró Hotel da Penha Longa, vou gastar uma pipa de êrós, já comestes caviar e bebestes champanhe à minha custa, e agora nem a farpela te consigo tirar. Bolas qu'é galo...

- Pshiu, qu'é lá isso? Primeiro não me trata por tu. E fique sabendo que não é farpela mas sim um vestido carérrimo da Gata Rui da Prada. E isso que está a tentar desabotoar, desajeitadamente diga-se, é um alamar, enfeite árabe feito de cordão de requife ou de metal para guarnecer e abotoar a frente do meu fato. Olhe, e já agora, deixe que lhe pergunte: nunca ouviu falar em prelimin...

Interrompeu-a aos gritos.

- Eu sempre disse, caragos, sempre. Mulher deve ser muda e andar nua. Chiiiiiça!

- Ai quer entrar por aí, quer? Que cavalheiro é você que ainda nem sequer tirou o boné!? Boné! Santo Deus. Champanhe diz? Espumante, e do ordinário. Da Brândoa, provavelmente. Quanto ao caviar, sabia a ovas de pescada congelada. Está satisfeito ou precisa que lhe diga mais?

Boquiaberto, gaguejou.

- Han... Hummm... Heee... Mimi...

- Qual Mimi, qual carapuça. Aprenda a ser um senhor e depois apareça: talvez lhe dirija a palavra.

- Mimi Vánessa...

- Não ouviu? Quer mais? Pois aqui tem: você é tão troglodita que parece que tem um bonete.

- Um... quê?

- Bonete, homem! BONETE! Uma segunda cavidade do estômago dos animais ruminantes. Só lhe falta comer cotão, caramba. É uma verdadeira... sei lá... olhe, besta! Ainda por cima com esse barrete a tapar essas farripas oleosas... Onde estava eu com a cabeça, meu Deus?! Já viu como vem vestido? Parece a vela pequena de um barco... NEM SE ATREVA A PÔR-ME AS GADANHAS EM CIMA.

- Mimi Vánessa...

- NÃO!

- Mimi, só lhe quero dizer...

- O quê? Dizer o quê, seu bronco?

- Caiu-te a cabeleira, ó vigarista. Põe-te na rua.

Cuspiu.

- Or-di-ná-ria... Vá nessa e não venha.

Sem comentários: